O estudo de caso serve para explicar à
dinâmica e a patologia de uma determinada doença, através do mesmo pode-se
adquirir conhecimento do fenômeno estudado a partir da exploração intensa de um
determinado caso. Atualmente, é adotado na investigação de fenômenos das mais
diversas áreas do conhecimento, podendo ser visto como caso clínico, técnica
psicoterápica, metodologia didática ou modalidade de pesquisa. O mesmo nos
possibilitou atrelar o conhecimento com a pratica.
Para Goode e Hatt, o estudo de caso é
um meio de organizar os dados, resguardando do objeto estudado o seu caráter
unitário. Considera a unidade como um todo, incluindo o seu desenvolvimento
(pessoa, família, conjunto de relações ou processos etc.). Vale, no entanto, lembrar
que a totalidade de qualquer objeto é uma construção mental, pois concretamente
não há limites, se não forem relacionados com o objeto de estudo da pesquisa no
contexto em que será investigada. Portanto, por meio do estudo do caso o que se
pretende é investigar, como uma unidade, as características importantes para o
objeto de estudo da pesquisa.
Através dos estágios realizados
pode-se perceber a importância de relacionar a teoria com a prática, dessa
forma conhecendo a realidade dentro das unidades e aproximando assim o
estudante do paciente, relacionando a patologia com a terapêutica aplicada e os
respectivos cuidados de enfermagem.
No entanto compreendemos que o estudo de caso
representa uma abordagem metodológica de investigação adequada, quando
procuramos compreender, explorar, descrever acontecimentos, contextos complexos
e que o mesmo está sendo umas das abordagens de pesquisa mais utilizada
atualmente. Vale ressaltar que este por sua vez também tem objetivo de acrescentar
em nossa formação acadêmica mais um meio de conhecimento.
Goode WJ, Hatt PK. Métodos em pesquisa social. 5a ed. São
Paulo: Companhia Editora Nacional;1979:422.