quinta-feira, 7 de junho de 2012

Atividade3:


       O estudo de caso serve para explicar à dinâmica e a patologia de uma determinada doença, através do mesmo pode-se adquirir conhecimento do fenômeno estudado a partir da exploração intensa de um determinado caso. Atualmente, é adotado na investigação de fenômenos das mais diversas áreas do conhecimento, podendo ser visto como caso clínico, técnica psicoterápica, metodologia didática ou modalidade de pesquisa. O mesmo nos possibilitou atrelar o conhecimento com a  pratica. 
Para Goode e Hatt, o estudo de caso é um meio de organizar os dados, resguardando do objeto estudado o seu caráter unitário. Considera a unidade como um todo, incluindo o seu desenvolvimento (pessoa, família, conjunto de relações ou processos etc.). Vale, no entanto, lembrar que a totalidade de qualquer objeto é uma construção mental, pois concretamente não há limites, se não forem relacionados com o objeto de estudo da pesquisa no contexto em que será investigada. Portanto, por meio do estudo do caso o que se pretende é investigar, como uma unidade, as características importantes para o objeto de estudo da pesquisa.

            Através dos estágios realizados pode-se perceber a importância de relacionar a teoria com a prática, dessa forma conhecendo a realidade dentro das unidades e aproximando assim o estudante do paciente, relacionando a patologia com a terapêutica aplicada e os respectivos cuidados de enfermagem.

         No entanto compreendemos que o estudo de caso representa uma abordagem metodológica de investigação adequada, quando procuramos compreender, explorar, descrever acontecimentos, contextos complexos e que o mesmo está sendo umas das abordagens de pesquisa mais utilizada atualmente. Vale ressaltar que este por sua vez também tem objetivo de acrescentar em nossa formação acadêmica mais um meio de conhecimento.

           

Goode WJ, Hatt PK. Métodos em pesquisa social. 5a ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional;1979:422.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Atividade3:


Como vocês desenvolveram um estudo de caso, acho bom entendermos o porque disso tudo... não só pq vale nota!!!

Então, proponho que vocês busquem o conceito de uma pesquisa do tipo estudo de caso, e criem um texto objetivo correlacionando a importância de realizar um estudo de caso e a formação acadêmica de vocês.