segunda-feira, 28 de maio de 2012

A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FACE AO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALH



 A precariedade no sistema de saúde já é bastante conhecida, embora tenha alcançado grande progresso nos últimos anos na enfermagem , a caminhada é longa e árdua, com perdas e conquistas, à custa de dor e sofrimento, mas isso não é motivo para deixa de lutar por melhorias. Em decorrência da falta de organização e quantitativo suficiente os enfermeiros, contenta-se com baixos e míseros salários, desvalorização do seu trabalho, cobranças excessivas por eventuais falhas no atendimento e falta de incentivo para capacitação, se sentido desmotivado no exercício de suas funções.
Apenas indicar os erros não resolverá a situação ,é preciso lutar em buscas de melhorias , condições de trabalhos ,combater a exploração.

                                                       Carla Sousa


A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FACE AO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO


A precarização do trabalho em enfermagem começa a se dar por condições irregulares no ambiente de trabalho como superlotações nos hospitais, falta de materiais para atendimento e de profissionais pela grande demanda, com isso ocorre a exaustão de trabalho pela carga horária elevada, o que acarreta numa assistência prestada de péssima qualidade e pouco humanizada, também ocorre equívocos na administração e assistência, os erros de medicação, que vem crescendo absurdamente e constantemente, prejudicando várias pessoas; muitos profissionais tendem a deixar isso em anonimato com medo de perderem o emprego ou serem punidos pelo COREN . O salário não regulamentado, profissionais acabam ganhando pouco pelo seu trabalho, o que desmotiva aquele profissional que passou anos de estudo e dedicação para atuar na profissão que escolheu. Outro pilar importante é a saúde desses profissionais, que com essa forma de trabalho acaba debilitando sua saúde. Desse modo acho digno que a classe se una para conquistar seus direitos de ter um piso salarial regulamentado e obter as 30 horas semanais, será uma vitória tanto para os profissionais de enfermagem quanto para os pacientes que terão uma assistência prestada merecida, sem prejuízos!



Thaynan Neves

A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FACE AO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO



A enfermagem é uma profissão que necessita de atenção, compromisso e responsabilidade. Porém, podemos observar que há uma precarização do trabalho não apenas na atuação destes profissionais como em qualquer outra área de saúde.
Esta condição é uma conseqüência do piso salarial que é muito aquém do que deveria e por este motivo os profissionais buscam mais serviços, aumentando assim sua carga horária.
Apesar da carga horária, outro fator determinante à precarização é a demanda de pacientes e trabalho que de fato já é cansativo, por precisar da completa atenção do profissional, se tornando ainda mais desgastante e estressante. Esse desgaste influencia na qualidade da assistência.
A falta e/ou quantidade inferior de materiais disponíveis, tornam a assistência ainda mais precária já que o trabalhador precisa usar adaptações e improvisos que podem ser insuficientes.
Portanto, a precarização da assistência de enfermagem se deve a diversos fatores e para mudar essa realidade é necessário resolver essas falhas já que estas andam de mãos dadas. Cabe a todos buscarem seus direitos. Saúde, qualidade de assistência e boas condições de trabalho são direitos de todos.

Daiane  Silva


domingo, 27 de maio de 2012

A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FACE AO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO




A precariedade da Enfermagem se dá no momento que somos desvalorizados, quando temos: jornada de trabalho massacrante, múltiplas funções, jornadas exaustantes dos plantões, pressão no trabalho, ameaça do desemprego e as mudanças hierárquica que nunca nos favorecem, quando na verdade deveríamos ser supervalorizados e reconhecidos pela nossa importância e competência. Os nossos órgãos representativos principalmente o COREN, deveriam buscar melhorias e benefícios que outras categorias já conquistaram, no entanto, até hoje eles se mostraram INOPERANTES para este fim, mas não deixam de nos cobrar a tão famosa mensalidades, para nada fazer em benefício da classe. Diga não a desvalorização, busquem ser uma “Categoria Unida” em um só objetivo. Conquista ao nosso RESPEITO e VALORIZAÇÃO.

Luta contra o oportunismo das instituições que, servindo-se do desemprego dos recém-licenciados, ofendem a nossa profissão com a oferta de vínculos precários e "pagam" cuidados de enfermagem ao preço da chuva! Não arrisques o teu futuro com um "presente" envenenado![1] (Autor desconhecido)


Não aceites esta situação, não armadilhes o teu futuro com um presente envenenado.
No momento em que aceitamos estas situações, causamos a nossa profissão uma desvalorização de valores e de dignidade própria. Não devemos nos tornar escravos do trabalho mal pago e com uma responsabilidade de cuidar e proteger a vida alheia. A enfermagem é um sonho que não se deve ser esquecido e jamais adormecido. Valorize a ENFERMAGEM.


Elizangela Araújo 



REFERÊNCIA:

______________
[1] Disponível em: pt-br.facebook.com/...A PRECARIEDADE...ENFERMAGEM/...   Acesso em 25/05/2012.


[1]

A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FACE AO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO


A profissão Enfermagem está diante de um processo precário de trabalho, isso devido há vários fatores em que está contido: jornada de trabalho inflexível, onde leva o enfermeiro á um estado de stress contínuo; o fato de não ter piso salarial definido, sendo que existem profissões da área de saúde que existem há menos tempo e que já possuem; uma grande demanda de pacientes para um único enfermeiro dar conta; a carência de instrumentação para o profissional fazer os procedimentos de forma adequada, acarretando uma insatisfação do enfermeiro com o seu trabalho.

Por se tratar de uma profissão importantíssima para toda sociedade, faz necessário se ter um olhar diferenciado, pois se a profissão fosse remunerada como deveria e se houvesse mais enfermeiros em uma unidade, esta profissão não iria ser tão estressante, não precisaria se ter vários empregos para obter uma boa condição de vida, não haveria tanto desgaste emocional e físico, havendo menos erros por conta de cansaço e descaso por parte da equipe de Enfermagem. Então cabe aos enfermeiros lutar pelos seus direitos e ao governo de valorizar esta profissão necessária para as pessoas que necessitam de cuidado.


 Lais Mascarenhas

A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FACE AO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO


 


O fenômeno da precarização do trabalho em relação ao setor saúde acarreta a diversas implicações sob a assistência prestada aos indivíduos, devido à insatisfação profissional, que acaba comprometendo a dedicação dos profissionais e qualidade dos serviços. Entretanto, a mesma abrange duas vertentes, em que está relacionada à ausência ou diminuição dos direitos trabalhistas, como também a carência de instrumentos para se trabalhar adequadamente, o que acaba “forçando” um improviso. Diante disso, percebe-se que o profissional enfermeiro é visto, somente, como um trabalhador assalariado que presta serviço, que não precisa ter um piso salarial, o que acaba tendo uma sobrecarga na jornada de trabalho, pois para que tenha uma melhor condição financeira é preciso conciliar o máximo de empregos possíveis, o que acaba comprometendo seu rendimento a assistência ao paciente, além de riscos de doenças ocupacionais para esses profissionais.
            Diante a essa temática tão discutida, vejo a necessidade de um olhar diferenciado para a enfermagem, pois é uma profissão que merece ser valorizada e reconhecida como importante e indispensável, em que precisa de uma diminuição da carga horária para que assim possam oferecer um serviço de qualidade, além de um avanço significativo na remuneração salarial, assim como outras profissões possuem, para que assim não haja de um desgaste maior do profissional podendo a vir a adoecer. Por isso, as políticas públicas devem caminhar proporcionando uma maior segurança de trabalho para esses profissionais, dando-lhes proteção e salários adequados para que se tenha uma gestão pública eficiente e cidadã.

 


Thaiane Barbosa

sábado, 26 de maio de 2012

A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FACE AO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO


A precarização do trabalho contempla pelo menos duas dimensões, que está relacionada à ausência ou redução de direitos e garantias do trabalho e a qualidade no exercício da atividade, para que o profissional possa desenvolver suas tarefas e além desses é preciso também matérias necessário para que não tenha necessidade de improvisar, ambiente de trabalho adequado, remuneração salarial que garanta suas expectavas, conhecimentos técnicos científicos que também reflete nos cursos de graduações oferecidos pelas instituições de ensino.
Portanto com essa precarização existente não haverá  boas  qualidades de trabalho repercutindo dessa forma na saúde, mais também vale ressaltar que ainda existe uma grande preocupação por parte de alguns trabalhadores de enfermagem em assegurar a realização do cuidado ao paciente. Assim, diante da falta ou da inadequação dos materiais necessários para a realização de determinados cuidados e essa ausência de recursos faz com que esses trabalhadores tenham que desenvolver um potencial criativo, resultando nas adaptações e nas improvisações de materiais e de equipamentos que viabilizam a prestação da assistência de enfermagem. No entanto, enfatiza-se que durante o processo de criação, a segurança do paciente e sua integridade física e mental é o principal ponto de preocupação, independente de qualquer falta ou ausência de subsídios para a atuação.


Maria Antônia de Argolo Souza