segunda-feira, 28 de maio de 2012

A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FACE AO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO


A precarização do trabalho em enfermagem começa a se dar por condições irregulares no ambiente de trabalho como superlotações nos hospitais, falta de materiais para atendimento e de profissionais pela grande demanda, com isso ocorre a exaustão de trabalho pela carga horária elevada, o que acarreta numa assistência prestada de péssima qualidade e pouco humanizada, também ocorre equívocos na administração e assistência, os erros de medicação, que vem crescendo absurdamente e constantemente, prejudicando várias pessoas; muitos profissionais tendem a deixar isso em anonimato com medo de perderem o emprego ou serem punidos pelo COREN . O salário não regulamentado, profissionais acabam ganhando pouco pelo seu trabalho, o que desmotiva aquele profissional que passou anos de estudo e dedicação para atuar na profissão que escolheu. Outro pilar importante é a saúde desses profissionais, que com essa forma de trabalho acaba debilitando sua saúde. Desse modo acho digno que a classe se una para conquistar seus direitos de ter um piso salarial regulamentado e obter as 30 horas semanais, será uma vitória tanto para os profissionais de enfermagem quanto para os pacientes que terão uma assistência prestada merecida, sem prejuízos!



Thaynan Neves

Um comentário:

  1. A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FACE AO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

    A precariedade no sistema de saúde já é bastante conhecida, embora tenha alcançado grande progresso nos últimos anos na enfermagem, a caminhada é longa e árdua, com perdas e conquistas, à custa de dor e sofrimento, mas isso não é motivo para deixa de luta por melhorias. Em decorrência da falta de organização e quantitativo suficiente os enfermeiros, contenta-se com baixos e míseros salários, desvalorização do seu trabalho, cobraças excessivas por eventuais falhas no atendimento e falta de incentivo para se capacitar, se sentido desmotivado no exercício de suas funções.
    Apenas apontar os erros não resolverá os problemas, é preciso lutar em buscas de melhorias como: salários dignos e condições de trabalho adequadas, combatendo a precariedade e a exploração do trabalho.

    Carla Sousa

    ResponderExcluir