domingo, 13 de maio de 2012

Comentário: MARIA ANTONIA SOUZA


O ato de cuidar na enfermagem estabelece uma relação muito próxima, íntima muitas vezes, de contato físico intenso e permeado por várias sensações e sentimentos. Esta atuação diretamente sobre o corpo do outro, faz com que a profissional ou estudante de enfermagem entre em contato com as excreções, as dores e os sentimentos do paciente (BRÊTAS, 2006). Por isso, a ação do cuidar envolve respeito, responsabilidade, compromisso e a ética profissional, pois essa relação entre o ser cuidado e o ser cuidador contribui para a transformação da realidade e possibilita aos profissionais da área da saúde e graduandos de enfermagem novas atitudes na sua prática profissional, que envolve sentimentos, sensações e maturidade na qual é exigida. A prática do cuidado exercido pelos estudantes de enfermagem frente ao corpo do paciente/cliente, na qual geralmente é visto como um objeto de estudo, necessita de conhecimento técnico - cientifico e um olhar holístico para identificar problemas e buscar soluções. Além disso, o respeito ao manipular o corpo do paciente exige que o profissional veja o paciente como um ser humano que está sendo “usado” para que o mesmo possa por em prática o que aprendeu na teoria, e a partir do conhecimento de suas patologias e necessidades, esse cuidado muitas vezes é íntimo e intenso, o que exige confiança em ambos os sentidos, onde “quando se estabelece uma relação de confiança mútua, o aluno experimenta o sentimento de satisfação em poder ajudar o paciente” (SADALA, 1995).  



Referências

BRÊTAS JRS, LIMA RC, YAMAGUTI L. O corpo que cuidamos. In: Brêtas ACP, Gamba MA. Enfermagem e saúde do adulto. São Paulo: 2006.

SADALA, M.L.A. Estar com o paciente: a possibilidade de uma maneira autêntica de cuidar. São Paulo, 1995.

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