O ato de cuidar na
enfermagem estabelece uma relação muito próxima, íntima muitas vezes, de contato
físico intenso e permeado por várias sensações e sentimentos. Esta atuação
diretamente sobre o corpo do outro, faz com que a profissional ou estudante de
enfermagem entre em contato com as excreções, as dores e os sentimentos do
paciente (BRÊTAS, 2006). Por isso, a ação do cuidar envolve
respeito, responsabilidade, compromisso e a ética profissional, pois essa
relação entre o ser cuidado e o ser cuidador contribui para a transformação da realidade
e possibilita aos profissionais da área da saúde e graduandos de enfermagem
novas atitudes na sua prática profissional, que envolve sentimentos, sensações
e maturidade na qual é exigida. A prática do cuidado exercido pelos estudantes
de enfermagem frente ao corpo do paciente/cliente, na qual geralmente é visto
como um objeto de estudo, necessita de conhecimento técnico - cientifico e um olhar
holístico para identificar problemas e buscar soluções. Além disso, o respeito
ao manipular o corpo do paciente exige que o profissional veja o paciente como
um ser humano que está sendo “usado” para que o mesmo possa por em prática o
que aprendeu na teoria, e a partir do conhecimento de suas patologias e
necessidades, esse cuidado muitas vezes é íntimo e intenso, o que exige
confiança em ambos os sentidos, onde “quando se estabelece uma relação de confiança
mútua, o aluno experimenta o sentimento de satisfação em poder ajudar o
paciente” (SADALA, 1995).
Referências
BRÊTAS JRS, LIMA RC, YAMAGUTI
L. O corpo que cuidamos. In: Brêtas
ACP, Gamba MA. Enfermagem e saúde do adulto. São Paulo: 2006.
SADALA, M.L.A. Estar com o paciente: a possibilidade
de uma maneira autêntica de cuidar. São Paulo, 1995.
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