segunda-feira, 14 de maio de 2012

Comentário: DAIANE SILVA

O cuidar em enfermagem caracteriza-se em conhecer e atender as necessidades do ser a ser cuidado, em dar oportunidade a ele de cuidar-se e de desenvolver o seu potencial. Pensar na enfermagem e no cuidar é uma tarefa instigante e de certa forma representa um desafio no contexto atual da conformação das práticas de saúde, no qual é necessário e fundamental se considerar a forma como a produção dessas práticas tem se efetivado, voltadas muito mais às doenças e não ao doente.[1]
Os profissionais de enfermagem devem ter um contato mais próximo e mais humanizado com quem está cuidando. A humanização é de fundamental importância para tentarmos compreender o outro e não olharmos apenas as necessidades fisiológicas.
Como estudante de enfermagem, acredito que devemos levar em consideração que o indivíduo que se encontra ali, possui sentimentos os quais precisam ser respeitados. Além disso, quando o estado de saúde está abalado acaba interferindo no estado emocional e essas pessoas se sentem sozinhas e carentes de atenção. Por isso, cabe ao profissional de enfermagem, quando for prestar os cuidados, aproximar-se dessas pessoas, ouvi-las, dar atenção, afinal o estado emocional também contribui para a melhoria do estado de saúde.
Dessa forma, concluo que não podemos olhar o outro como um objeto e sim como um ser humano que possui a necessidade de ser respeitado e cuidado com dignidade e atenção. Portanto devemos compreender o outro para oferecermos um cuidado mais digno.




[1] BARBOZA, Margareth Claudino de Galiza. Enfermagem e o cuidar. Disponível em: http://www.jornalpequeno.com.br/2005/7/11/Pagina17559.htm. Acesso em 14 /05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário