segunda-feira, 28 de maio de 2012

A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FACE AO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO



A enfermagem é uma profissão que necessita de atenção, compromisso e responsabilidade. Porém, podemos observar que há uma precarização do trabalho não apenas na atuação destes profissionais como em qualquer outra área de saúde.
Esta condição é uma conseqüência do piso salarial que é muito aquém do que deveria e por este motivo os profissionais buscam mais serviços, aumentando assim sua carga horária.
Apesar da carga horária, outro fator determinante à precarização é a demanda de pacientes e trabalho que de fato já é cansativo, por precisar da completa atenção do profissional, se tornando ainda mais desgastante e estressante. Esse desgaste influencia na qualidade da assistência.
A falta e/ou quantidade inferior de materiais disponíveis, tornam a assistência ainda mais precária já que o trabalhador precisa usar adaptações e improvisos que podem ser insuficientes.
Portanto, a precarização da assistência de enfermagem se deve a diversos fatores e para mudar essa realidade é necessário resolver essas falhas já que estas andam de mãos dadas. Cabe a todos buscarem seus direitos. Saúde, qualidade de assistência e boas condições de trabalho são direitos de todos.

Daiane  Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário